quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Manifestações

A partir do  início de junho de 2013, testemunhamos no Brasil, intensas manifestações nas principais capitais e regiões metropolitanas do país para protestar contra o aumento das passagens de ônibus, trem e metrô; acrescentando reclamações contra o aumento dos alimentos, dos alugueis, e do empobrecimento da qualidade dos serviços públicos no Brasil (saúde, educação, moradia e respeito aos direitos civis).
Sem lideranças unânimes, sem predomínio de grandes partidos políticos, as manifestações surgiram como uma forte onda social nas principais praças e ruas reunindo milhares de pessoas.






O futebol e as manifestações

Há um mês atrás, vimos dois fatos tomarem conta do nosso país. Um foi a Copa das Confederações, outro o povo que foi às ruas, manifestar.
Nunca imaginei que nosso país um dia veria uma disputa acirrada na mídia, tendo de um lado o futebol e de outro, a população.
O brasileiro sempre foi apaixonado por futebol e por isso mesmo, presa fácil de manipulações. Vi, muitas vezes, o futebol sendo usado para aumentos e abusos passarem despercebidos pela população.
Encheu-me de alegria a escolha que muitos brasileiros fizeram ao participar das manifestações. Isto foi fantástico! Mesmo havendo casos de vandalismo, o saldo é positivo. Muito mais maléfico é deixar nossos excelentíssimos políticos, ‘‘os verdadeiros vândalos de nossa sociedade’’, agirem livremente. Pois, além de roubarem o dinheiro público, destroem o que ainda temos de melhor: nossa esperança e nossa alma.
                                                                                       Autora: Professora Silvana


Agora é com você!


Qual sua opinião sobre as manifestações?

Não deixe de comentar!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Profissão


Vocês responderam a uma entrevista realizada por alguns de seus colegas sobre profissões e foram questionados a respeito de quais causavam mais interesse. 
E a profissão mais votada no 7° C foi :



O engenheiro



Engenharia civil: É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

Engenharia naval: É a área da engenharia que cuida do projeto, da construção e da manutenção de embarcações e seus equipamentos. O engenheiro naval projeta a estrutura, os motores e os demais componentes de navios. Para isso, considera o uso a ser dado à embarcação, a quantidade de carga ou de passageiros a ser transportada, a distância a ser percorrida e o local de operação, se em rios, lagos, mares ou oceanos. Na construção, supervisiona os técnicos e os operários, verifica a qualidade da matéria-prima e os métodos de trabalho e acompanha toda a fabricação. Pode também gerenciar o transporte marítimo e fluvial, controlando o tráfego de embarcações e os serviços de comunicação. Outras áreas de atuação para esse profissional são lazer e esportes 


engenharia aeronáutica
engenharia acústica
engenharia biomédica
engenharia civil
engenharia da mobilidade
engenharia de agrimensura e cartográfica
engenharia de alimentos
engenharia de biossistemas
engenharia de controle e automação
engenharia de materiais
engenharia de minas
engenharia de petróleo
engenharia de produção
engenharia de segurança no trabalho
engenharia de sistemas
engenharia de telecomunicações
engenharia elétrica
engenharia eletrônica
engenharia física
engenharia industrial
engenharia mecânica
engenharia metalúrgica
engenharia naval
engenharia nuclear
engenharia química
engenharia têxtil

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Curiosidade


O chocolate é americano

Achados arqueológicos comprovam que tanto os maias quanto os astecas já utilizavam o cacau como bebida, conhecida como ''bebida dos deuses''. Entre os astecas houve épocas em que as sementes de cacau, de tão valorizadas, eram usadas como moeda (entre os séculos XIII e XVI). Com o cacau preparava-se uma bebida : xocolatl (xoco:cacau; latl:água). Adicionavam mel para torná-la mais doce.
Os espanhóis levaram o cacau para a Europa no início do século XVI. Com o tempo,os europeus começaram a misturar açúcar e leite à bebida e servi-la quente. O chocolate começava a ganhar o mundo.


                                                                                                  FRUTO DO CACAU.






Hora do filme

Filme: Duelo de Titãs











SinopseHerman Boone (Denzel Washington) um técnico de futebol americano contratado para trabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo, os Titans. Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive.


- Sobre o filme que assistimos em sala de aula, Duelo de Titãs, segundo a sua opinião, a qualidade que mais se observa durante o vídeo é:



1- Persistência




O treinador insiste e quer que o time seja campeão. Eles treinam até a exaustão.


2- Solidariedade




O treinador quer que o time vença o preconceito e fiquem unidos.


3-Amizade



A importância da amizade verdadeira entre os membros do filme.



DEIXE SUA OPINIÃO E JUSTIFICATIVA NOS COMENTÁRIOS!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Renascimento

O Renascimento foi um movimento histórico ocorrido - inicialmente na Itália e difundido pela Europa - entre os séculos XIV e XVI. Foi caracterizado pela crítica aos valores medievais e pela revalorização dos valores da Antiguidade Clássica (greco-romana).

O renascimento influenciou várias áreas das sociedades, destacadamente as artes.
As obras renascentistas são caracterizadas pela representação detalhista, pois buscavam recriar a realidade e o mundo natural. As características básicas das obras renascentistas:
— Perspectiva (ponto de fuga);
— Tinta óleo (por demorar a secar, era de fácil remoção. O que facilitava a correção da obra);
— Jogo de sombras (a combinação de claro e escuro provocava a sensação de relevo e profundidade);
— Estudos de anatomia humana (detalhamento do corpo).



Dois dos principais nomes do renascimento eram Michelangelo e Leonardo Da Vinci:


Da Vinci


 Mona Lisa:


A ultima ceia:



Asa delta:





Michelangelo 





Visão do teto da capela:



Você sabia?
As imagens do teto da Capela sistina retratam a história do Gênesis.

Ampliação de uma das imagens do teto (A criação de Adão):



Ampliação da cena de uma das paredes (O juízo final):


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Burguesia

Leia o conceito dado ao termo burguesia:
Burguesia é um termo dado originalmente aos habitantes dos burgos (cidades) que se formaram no fim da Idade Média e que tinham como atividade o comércio. Com o tempo, esse termo passou a ser usado para designar todo grupo economicamente forte que visava transformar os meios de produção com fins lucrativos.
Fonte: http://historiasincretica.blogspot.com.br/2012/11/conceito-burguesia.html

Agora, veja o vídeo da música ''Burguesinha'' interpretada por Seu Jorge, prestando bastante atenção à letra:



Burguesinha - Seu Jorge
                                                         Vai no cabeleireiro                                                     
No esteticista
Malha o dia inteiro
Tem vida de artista

Saca dinheiro
                                                     Vai de motorista                                                     
Com seu carro esporte
Vai zoar na pista

Final de semana
Na casa de praia
Só gastando grana
Na maior gandaia
Vai pra balada
Dança bate estaca
Com a sua tribo
Até de madrugada

Burguesinha (5x)
Só no filé
Burguesinha (5x)
Tem o que quer
Burguesinha (5x)
No croissant
Burguesinha (5x)
Suquinho de maçã
Burguesinha (5x)

Compare o conceito dado ao termo ''burguesia'' com a letra da música. Eles possuem alguma relação? Se sim, quais são elas?


DEIXE SUA OPINIÃO NOS COMENTÁRIOS!!

Por que estudar História?


Estudar História não se resume a decorar datas e nomes. Na verdade, isso é só uma pequena parte do conhecimento que essa matéria pode oferecer. Mais importante do que saber quando foi o descobrimento do Brasil, é conseguir relacionar os fatos e perceber que as transformações de uma sociedade não são naturais ou espontâneas, mas determinadas por uma série de fatores anteriores. 

Sempre que tentamos entender por que alguma coisa aconteceu, seja a Inconfidência Mineira ou uma nota baixa na escola, estamos empregando o pensamento histórico, isto é, a busca pelos fatores que originaram esses acontecimentos.
Esse raciocínio capaz de entender o que existe por trás dos fatos, forma também um cidadão melhor. E esse conhecimento é constantemente exigido pela sociedade, seja no momento de votar ou de posicionar-se diante de algum conflito social, como o racismo. 








Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/como-fazer-seu-filho-gostar-historia-641200.shtml