quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Resumo - Capítulo 12


A situação de Portugal com o fim da União Ibérica
Em 1640, Dom João IV assumiu o trono português e pôs fim à dominação espanhola em Portugal, dando início à dinastia de Bragança. E Portugal encontrava-se em difícil situação econômica.

Retomando o controle da colônia
Em 1642, o governo português criou o Conselho Ultramarino. Sua principal função era manter a Coroa informada sobre os assuntos relativos às suas colônias.

As companhias de comércio
Para reforçar o controle sobre o comércio e limitar a participação de estrangeiros nos negócios da colonia, a Coroa portuguesa criou as Companhias de comércio.

A expulsão dos holandeses
Após muitas batalhas, as tropas luso-brasileiras finalmente conseguiram, em 1654, expulsar os holandeses do nordeste brasileiro.

O açúcar das Antilhas
Depois que foram expulsos do nordeste, os holandeses passaram a produzir o açúcar em suas colonias nas Antilhas, utilizando as técnicas aprendidas no Brasil.


A busca por novas riquezas
A procura por minerais preciosas
A Coroa portuguesa estimulou a procura por minerais. Então o rei de Portugal passou a oferecer prêmios e títulos de nobreza para aqueles que encontrassem jazidas de ouro.

As bandeiras de prospecção
A partir do século XVII os bandeirantes passaram a organizar diversas expedições que tinham como objetivo principal localizar jazidas de minerais preciosos.

A mineração
A grande migração
Com a descoberta do ouro, teve início uma grande migração de pessoas para a região das minas.


O controle de Portugal
A Coroa portuguesa cobrava impostos sobre mercadorias e também sobre pessoas que circulavam na região das minas.

O contrabando
Outra maneira de esconder o ouro era colocá-lo dentro de estatuetas de santos feitos de madeira e ocas por dentro, de maneira a passarem despercebidas pelos fiscais e evitar o pagamento do quinto real.

O abastecimento das minas
Os tropeiros
Nas regiões de mineração, a principal atividade desenvolvida era a extração de minérios. Por isso ferramentas, roupas, animais e grande parte dos alimentos eram trazidos de outras regiões da colônia.

Os monçoeiros
Outro tipo de expedição que auxiliou no abastecimento da região das minas foi chamado de monções. As monções eram expedições fluviais feitas por meio de canoas.

As consequências da mineração
A formação de vilas e cidades
Devido ao grande deslocamento de pessoas para a região das minas, foram sendo formadas varias vilas e cidades no interior do território.

A delimitação das fronteiras
Na segunda metade do século XVIII, diversos tratados foram assinados entre o governo português e o espanhol na tentativa de delimitar as fronteiras de suas colônias na América. O principal deles foi a Tratado de Madri.

A arte barroca
O barroco no Brasil
O estilo barroco chegou ao Brasil por meio de artistas portugueses que passaram a ensinar suas técnicas aos aprendizes brasileiros.

O barroco mineiro
Na capitania de Minas Gerais, essa diferenciação entre a arte local e a arte européia foi ainda mais marcante do que na região litorânea do país.


Novos ideais e revolução pelo mundo
O Iluminismo
Esse movimento era formado por pensadores que escreviam e publicavam textos defendendo o uso da razão para explicar os fenômenos naturais e sociais.

A Revolução Americana
Os habitantes das Treze Colônias estavam insatisfeitos com os altos impostos que tinham que pagar à Inglaterra. Como forma de protesto, os colonos resolveram boicotar a venda de produtos ingleses na América.

A Revolução Francesa
Cresciam as desigualdades sociais na França e, além disso, os trabalhadores do país tinham que pagar altos impostos ao governo. Esses fatores aumentaram o descontentamento da população, que se revoltou contra a autoridade do rei e contra os privilégios da nobreza.

A Conjuração Mineira
Endividados e insatisfeitos com a cobrança de impostos e com o domínio português, um grupo de pessoas influentes começou a organizar uma conjuração que tinha como objetivos principais cancelar o pagamento dos impostos e da dividas com a Coroa portuguesa e proclamar uma República na capitania de Minas Gerais.

A Conjuração Baiana
- Dificuldades da população de Salvador
Poucos anos depois na Conjuração Mineira, a população da Bahia também demonstrou sua insatisfação com o governo português. A maior parte da população baiana trabalhava duro, pagava altos impostos e vivia em condições precárias.
- Reivindicações da população
Insatisfeitos com a Coroa portuguesa e profundamente influenciados pelos ideias da Revolução Francesa, os revoltosos pretendiam proclamar a República, abrir o porto de Salvador ao livre comércio e conquistar melhores condições de vida.
- Denúncias e prisões
Os principais líderes da conjuração foram condenados à morte. Outros, foram exilados na África.

 Autor: Gabriel Machado. 7°D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário